Congresso Movimentos Docentes – CMD
Apresentei um outro fragmento da minha pesquisa de doutorado no Congresso Movimentos Docentes – CMD, foi possível mostrar o embasamento teórico que foi reunido para desenvolver a ideia de um protótipo de Framework para aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA – em planejamento de aula das séries do Ensino Fundamental I. A pesquisa consistiu em realizar um levantamento bibliográfico sobre DUA derivados de pesquisas e atividades do CAST – Center for Applied Special Technology – principal liderança responsável por estruturar e divulgar o Universal Design for Learning (UDL), o DUA. O problema de pesquisa que guiou essa investigação partiu do questionamento de se seria possível a partir do entendimento dos Princípios e Diretrizes do DUA descritos pelo CAST, organizar um conjunto de orientações simplificados e objetivos capazes de guiar as ações do professor na elaboração de um plano de aula. Com o presente estudo, confirmamos a necessidade a viabilidade de um framework adaptado e contextualizado, capaz de apresentar o DUA como uma abordagem pedagógica que auxilia o professor a colocar em prática os fundamentos da Educação Inclusiva.